Como é participar das oficinas?
Com o início da comunidade online aqui sobre as Oficinas de HQs, parei pra refletir o que mudou desde o momento que passei a fazer parte desse grupo.
E é muito pouco dizer que a minha relação com a leitura mudou, porque até a minha relação com a cidade se expandiu.
Acho que é até um clichê falar sobre o poder transformador da leitura, embora seja menos clichê relacionar isso com Quadrinhos. E sendo clichê ou não, é verdade: além de me envolver com temas diversos e novos formatos de quadrinhos, o contato com outras pessoas engajadas com tanta pauta importante me fez ser alguém diferente — e julgo que mais sensata, mais curiosa.
E também alguém com mais disposição para fazer coisas. Afinal, a gente produz quadrinhos, tirinhas... Eu ainda amo aquele exercício da Chapeuzinho Vermelho e também as ilustrações que fizemos com relação a nossa cidade.
Saiu aquela inércia de achar que preciso de um instante perfeito que, é claro, nunca vem. Sinto que se eu pudesse descrever apenas com algumas palavras essa vivência nas oficinas de leitura e produção de HQs, diria que saio delas com menos hesitação de perceber e participar do mundo ao meu redor.
Alguém mais quer dar pitaco de como tá sendo para vocês? ;)