


Com desenhos precisos, Aqueles Dias nos ajuda a elaborar diversos sentimentos doloridos, difíceis de enfrentar, sobretudo quando somos muito jovens.

Márcia tiburi
Filósofa e escritora
Uma história que fará muitas meninas se identificarem (e meninos e pessoas não binárias também) - Conta e ilustra uma trama que tem tanto a ver com o que enfrentamos no dia a dia.

lola aronovich
blogueira
Aqueles Dias lembra os sentimentos exatos do início da adolescência: confusão, raiva, dúvida, inadequação. - Queria ter lido na adolescência."

helô d'angelo
Quadrinista
Não é só uma história sobre escolhas e suas consequências, aqui é possível contemplar a força de transformação que existe em cada uma de nós, meninas e mulheres, sobreviventes em um mundo que não nos perdoa momento algum por nossas imperfeições.

Larissa Palmieri
Quadrinista


quadrinho finalista no 36º troféu hqmix nas seguintes categorias:
-
melhor publicação independente edição única
-
melhor publicação infantojuvenil
-
melhor publicação de aventura/fantasia/terror
-
novo talento roteirista

Aqueles Dias tem a nostalgia de quem viveu a infância e a adolescência entre os anos de 1990 e 2000 e cresceu junto com a ascensão da tecnologia, dos primeiros memes, do Guaraná que vinha com Pokémon, dos tamancos e tênis inspirados em artistas e das fotos com Cybershot na frente do espelho.
Um drama adolescente muito inspirado nos filmes dessa época, que falavam sobre garotas desajustadas como os queridinhos da Disney e da Sessão da Tarde: High School Musical e Garotas Malvadas.


Ana é uma garota que acabou de menstruar pela primeira vez, e se vê sozinha: seus pais possuem um relacionamento complicado e suas amigas da escola fazem bullying com ela - Consumida por um sentimento de não-pertencimento, ela começa a navegar em fóruns obscuros pela internet em busca de acolhimento e sua personalidade se transforma diante da radicalização do conteúdo que consome.




Aqueles Dias foi finalista no 36º troféu hqmix (2024) nas seguintes categorias:
-
melhor publicação independente edição única
-
melhor publicação infantojuvenil
-
melhor publicação de aventura/fantasia/terror
-
novo talento roteirista



Aqueles dias conta a história de Ana, que é uma garota que acabou de menstruar pela primeira vez, e se vê sozinha: seus pais possuem um relacionamento complicado e suas amigas da escola fazem bullying com ela - tomada por um sentimento de não-pertencimento, ela começa a navegar em fóruns obscuros pela internet em busca de acolhimento e sua personalidade se transforma diante da radicalização do conteúdo que consome.






inspirado nos filmes dessa época, que falavam sobre garotas desajustadas como os queridinhos da Disney e da Sessão da Tarde: High School Musical e Garotas Malvadas.
Aqueles Dias tem a nostalgia de quem viveu a infância e a adolescência entre os anos de 1990 e 2000 e cresceu junto com a ascensão da tecnologia, dos primeiros memes, do Guaraná que vinha com Pokémon, dos tamancos e tênis inspirados em artistas e das fotos com Cybershot na frente do espelho.
um drama adolescente












Para conseguir ambientar o quadrinho no início dos anos 2000, houve um intenso trabalho de pesquisa.
Tivemos que buscar referências para as roupas, cabelos, objetos, músicas, programas de televisão, fofocas de famosos e até mesmo sobre política e legislação!
Criamos um rico banco de imagens formado tanto por imagens retiradas da internet, como por fotos de nossa autoria de quando vivíamos essa época.

Cybershot
saia de babados

Cabelo preto com franja caída no olho
cinto de rebites
você consegue achar todas as referências no quadrinho?





o tênis da Sandy, a papete, a Melissa, a calça justa cintura baixa, a meia colorida até o joelho, as batas e as ciganinhas que eram o auge naquela época - sem contar o look emo com camiseta de banda, All Star e as unhas pintadas de preto.
e não para por aí! Ainda tem os brinquedos de desenhos animados antigos e a tecnologia da época - ou demorava vários minutos pra baixar o mp3 daquele som novo da sua banda favorita pelo e-mule!
bananas de pijamas
sandália transparante com meião listrado



pra você que já não baixa mais arquivos mp3 ou nunca baixou - tá tudo bem - a hq aqueles dias tem uma playlist com uma seleção das melhores músicas emo! escute enquanto lê para ter uma experiência completa!






Além da produção da HQ Aqueles Dias, esse projeto rendeu diversos desdobramentos, como listados ao lado!
Essas atividades ocorreram entre os anos de 2022 e 2024.

Doação de livros
Doação de mais de 100 exemplares distribuídas em bibliotecas públicas do estado de São Paulo e em OSCs que atuam com o acolhimento de mulheres em situação de violência.
Atividade Formativa em universidade
O minicurso "Por que e como ensinar quadrinhos nas escolas" para turmas do curso de Letras e Pedagogia da FCLAr/UNESP fomentou a discussão de HQs nos cursos de licenciatura.
oficinas de quadrinhos
Foram ministradas diversas oficinas de produção de histórias em quadrinhos em bibliotecas públicas, coletivos e escolas de Ribeirão Preto.
