Aqueles Dias
"Aqueles Dias" é um quadrinho que me pegou de surpresa, explorando temas pesados como menstruação, abuso, radicalização de jovens, tiroteios escolares e depressão. O mais legal é como a história consegue juntar tudo isso de um jeito que faz sentido, sem ficar confuso, e ainda reforça a mensagem principal.
Duas coisas me marcaram muito. Primeiro, como a menstruação é mostrada: começa como um "monstro repugnante" que vira a vida da protagonista de cabeça para baixo, mas que, no clímax da história, deixa de ser um símbolo de vergonha e passa a ser um símbolo de força para ela. Segundo, o jeito como a radicalização online é abordada. Ambientada no fim dos anos 90 e começo dos 2000 momento em que a internet se tornou algo cada vez mais comum na vida dos brasileiros, principalmente adolescentes, a HQ mostra o lado bom e o ruim da web. Ela conectava as pessoas, mas também abria as portas para ideologias perigosas. A internet, nesse contexto, é como uma faca de dois gumes.
Na minha interpretação, “aqueles dias” refere-se aos dias turbulentos do início da adolescência, em que todo dia parece o fim do mundo, os hormônios estão à flor da pele, as relações interpessoais ficam cada vez mais complicadas e passamos por transformações tanto físicas quanto mentais e a história aborda tudo isso de forma muito boa.
No fim das contas, "Aqueles Dias" é uma leitura excelente e bem mais profunda do que eu esperava. Ter a autora e a colorista na análise desse quadrinho foi uma experiência maravilhosa. Recomendo muito essa HQ!