top of page
Logo do site Leia Quadrinhos, uma HQ aberta em tons terrosos
multidão de artistas LGBTQIAPN+ reunidos no festival do vale

HQs com orgulho: Grupo de estudos de HQs LGBTQIA+

Público·11 membros

kit gay

Consegui esse kit gay muito atrasado, mas consegui! (rindo para não chorar). É outra obra de Vitorelo e, apesar de bem diferente de Filosofia do Mamilo, não pode deixar de ser sensível, humorado e muito informativo.

Basicamente o Kit Gay desmente fakes sobre o famigerado kit gay e ideologia de gênero nas escolas, tópicos em alta durante as eleições de 2018. No entanto, não para aí: traz explicações sucintas sobre a sigla LGBT e suas variações, com um tom amigável para pessoas que querem entender o tópico e também para pessoas que buscam se entender. Além de falar das inúmeras bandeiras com os nomes de artistas e o ano de criação, somos apresentados ao pajubá (que eu só tinha ouvido falar muito brevemente) e linguagem neutra, que não se limita (embora envolva) o uso de pronomes neutros como elu.

Me chamou atenção Vitorelo incluir assexualidade, que é uma orientação sexual um tanto invisibilizada por sair da alossexualidade e não ser entendida muito bem nem pela galera do vale quanto por heterossexuais. Então foi bem positivo ver isso!

A obra traz atividades que eu fiz mais mentalmente porque o exemplar é emprestado, mas não vejo porque não alguém fazer mesmo labirinto ou "encontre o wally" com caneta. Com leveza e informações de qualidade, Kit Gay é realmente algo a ser tratado com faixas etárias diferentes; adolescentes entendendo sua própria sexualidade e também familiares/amigos que querem entender mais sobre quem amam, mesmo que não pessoalmente não reflita a experiência pessoal deles.

8 visualizações
bottom of page