top of page
Logo do site Leia Quadrinhos, uma HQ aberta em tons terrosos
multidão de artistas LGBTQIAPN+ reunidos no festival do vale

HQs com orgulho: Grupo de estudos de HQs LGBTQIA+

Público·10 membros

Bendita Cura

Bendita Cura foi escrito por Mário Cesar em partes postadas de tempos em tempos, mas li já finalizado.

Conta a história de vida de um senhor que demorou para se descobrir gay. Logo na infância ele não gostava de brincar com menino, ele gostava de brincar de bonecas e tinha estereótipos que seus pais detestavam. E aí começamos a entender o título do livro, de todo jeito seus pais tentam encontrar uma "cura gay" indo a um médico.

Mas claramente não para por aí, e passando para a adolescência quando seus pais percebem que ele não foi "curado", faz ele passar novamente por outro procedimento de "cura gay".

A questão é que por conta da época em que a história se passa, as pessoas eram bem mais preconceituosas que atualmente, então o personagem é preconceituoso com ele mesmo, usando frases do tipo "Eu não sou maricona", "eu não sou viado", porque ele cresceu ouvindo que ser quem ele era é errado. E pesa mais ainda ele ser de igreja, então a cada ato que ele fazia que considerava errado, ele ia se ajoelhar, rezar e pedir perdão.

SPOILER

A questão é que o preconceito foi tão a fundo que ele levou uma vida inteira se enganando. Namorou, casou, teve dois filhos, não gostava da mulher e ainda assim insistia.

Por um lado eu não gostei de algumas atitudes dele, como trair a esposa com vários caras, mas por outro lado eu entendi que isso retrata muito a vida real. Acho que todos já ouviram a história do fulano que é casado e tem filho, mas quando fica bêbado dá de cima dos caras, ou a história do casado que trai a esposa com homens.

E eu também não gostei muito da demora, o cara passou uma vida traindo a esposa com homens, ele já sabia que não gostava dela, e passou a vida pedindo perdão a Deus, procurando uma "cura gay" por conta própria depois de mais velho, reproduzindo falas preconceituosas, pra só na vida adulta ele dizer que era gay.

E eu esperava um final mais feliz, esperava que ele fosse se descobrir mais cedo, separar da mulher (o que aconteceu), e seguir a vida sendo feliz com algum cara. Mas acaba que ele passa o livro todo sendo preconceituoso, se escondendo, pedindo perdão a Deus e só se afirma na vida idosa.

8 visualizações
bottom of page