top of page
Logo do site Leia Quadrinhos, uma HQ aberta em tons terrosos
multidão de artistas LGBTQIAPN+ reunidos no festival do vale

HQs com orgulho: Grupo de estudos de HQs LGBTQIA+

Público·11 membros

Pigmento

Pigmento é um livro escrito em 2024 foi Aline Zouvi. Conta a história de  Clarice, uma tatuadora que não consegue se tatuar. Ao longo da história ela faz vários desenhos na própria pele ou com a ajuda de Felipe (que trabalha com ela), mas todos os desenhos somem, como se fossem feitos de caneta. No meio disso ela conhece Lívia, que levou a avó para se tatuar com Clarice.

Clarice é viciada em estudar símbolos e seus significados, e Lívia trabalha como restauradora de livros. As duas se aproximam ao Clarice comprar um livro antigo de símbolos nórdicos e pedir para Lívia restaurar.

Sobre a organização 

Eu simplesmente amei o estilo de desenho e a forma em que o livro foi escrito e organizado.

No início tem um pedaço da história ao longo de algumas páginas, e depois vem os agradecimentos e "começa a história", me passou uma impressão de estar assistindo o episódio de uma série, onde primeiro vem o início e depois uma abertura. Achei um fato bastante diferente que nunca tinha visto em livros.

Achei interessante que em algumas páginas aparece Clarice sentada sem roupa, e mostrando uma tatuagem nova em alguma parte do corpo, e sempre na próxima aparição de Clarice aparece outra tatuagem com a antiga já sumida. E também me passou uma impressão de "divisão de capítulos".

Outro detalhe que achei bem interessante são algumas páginas em preto. Algumas são somente preto, simbolizando a passagem do tempo, a luz do estúdio que se apagou ou uma piscada de olhos. Algumas aparece alguma fala e tem outra que era Clarice com olhos fechados se tatuando.

Fatos que amei

Achei muita coincidência falar sobre a ditadura, o exato assunto que estou pesquisando para um trabalho da faculdade.

E eu simplesmente AMEI Lívia ser restauradora de livros, meu lado futura bibliotecaria tava dando pulinhos de alegria, e eu acho tão legal essa parte de restauração.

Eu simplesmente amo tatuagens, então pra mim o cenário da história foi excelente misturando um estúdio de tatuagem e uma biblioteca com restauração de livros. Perfeito.

Achei uma gracinha a relação entre as duas, meu lado sáfica ficou encantado e ainda me lembrei de algumas coisas entre mim e minha namorada, por exemplo a frase: "Você é tão linda sabia?" sempre dita entre a gente.

SPOILER DAQUI EM DIANTE

Um fato que não entendi é porque algumas vezes mostrou Lívia passando mal, chorando e vomitando, achei que ia aprofundar mais até o final, mas terminei sem entender nada.

E eu amei que no final todas as tatuagens de Clarice voltou. Me passou uma impressão de que ela só precisava se aceitar mais, se entender melhor para que o desenho ficasse em sua pele.

8 visualizações
Luana Cristini
Luana Cristini
11 de nov. de 2025

você conseguiu levantar bons questionamentos e se aprofundar nos temas abordados pela HQ

Editado
bottom of page