top of page
Logo do site Leia Quadrinhos, uma HQ aberta em tons terrosos
multidão de artistas LGBTQIAPN+ reunidos no festival do vale

HQs com orgulho: Grupo de estudos de HQs LGBTQIA+

Público·15 membros

resenha de "Não sou Orlando"

Começo de "Não sou Orlando"
Começo de "Não sou Orlando"

Assim como interpreta-se "Orlando" como uma carta de amor de Virginia Woolf para Vita, "Não sou Orlando" também é — mas de Helena para seu amigo.

Nunca li "Orlando", diga-se de passagem. E, embora essa obra tenha nascido de uma tentativa apressada (e frustrada) de adaptar Orlando (relacionado à prazos e a CCXP), senti que Helena nos envolve muitíssimo bem no que é a obra original e a sua relação com ela.

A premissa geral é essa. A obra não é Orlando. Mas Orlando é o que conecta Helena, o entendimento da própria sexualidade, e seu amigo — que mencionou a obra e a homenagem à Vita.

Também é muito gostoso ler sobre o entendimento da própria sexualidade no começo dos anos 2000; a busca por referências em livros, em cantoras, em filmes nas locadoras... Sei que a situação ainda hoje não é a ideal, mas penso também que muito do que já é natural em 2026 é fruto também de um processo extenso de muitas mulheres lésbicas na cultura ao longo dos anos. Engraçado (positivamente) que "Não sou Orlando" pode se tornar uma referência para mais lgbtbabies a partir de agora.

O estilo é simples e cativante, com bom equilíbrio entre ilustrações e parte escrita, com trechos transcritos em fonte diferente de "Orlando". Não é técnico quando fala de Orlando e nem exaustivamente descritivo quando trata da vida pessoal de Helena. É nessa lacuna que nós conseguimos nos aproximar da narrativa; nos colocar um pouco mais ali.

É uma história em quadrinhos muito sensível e muito feliz em atender sua premissa. Saio dessa leitura com o desejo de ler a obra original, mas sabendo também que vou ler pensando em Helena e em seu amigo.

14 visualizações
José Neto
José Neto
07 de jul.

Eu não cheguei a ler a obra. Fui pego por um mês muito corrido e acabei não conseguindo nem ir ao encontro. Mesmo assim, lendo essa resenha, fiquei superinteressado em conhecer a história.

Eu já tinha ouvido falar de Orlando, e a Luana contou um pouco dos bastidores da escrita DO LIVRO, o que me ajudou a entendê-lO melhor. Pelo que foi apresentado, parece que a adaptação "rima" com os elementos do livro original de uma forma que conversa com os jovens de maneira leve e divertida.

Com certeza vou atrás de ler essa HQ eventualmente.

bottom of page