Resenha de Always Human

Li há alguns anos essa webtoon, mas não saiu mais da minha cabeça; ainda mais porque comecei a ler por curiosidade e fiquei pela qualidade estética e enredo. A premissa de "Always Human", de artista queer Ari North, é encaixar um romance entre duas garotas em um mundo em que é possível alterar qualquer aspecto da própria aparência como quem troca de roupa numa loja de shopping; mas uma delas, Austen, é portadora da Síndrome de Egan = uma condição do sistema imunológico que não aceita alterações corporais nessa proporção (os mods), salvo para exigências médicas.
O que começa com uma curiosidade complicada de Sunati por Austen, vendo que a moça que conheceu no metrô não tem mod algum, gradualmente evolui para um entendimento respeitoso e uma relação que amadurece ambas. Em meio a isso, outros personagens brincam com conceitos de gênero e orientações sexuais, por exemplo personagens gênero-fluido e outros assexuais.
Gosto que os conflitos de comunicação entre as duas são mais do que discussões para cavar drama entre pares românticos, já que tocam em assuntos sensíveis e inseguranças. Enquanto Sunati se sente culpada por usar mods durante o relacionamento com Austen, Austen também tem que lidar com inseguranças e suas limitações, como depender apenas do próprio cérebro + estudos para seguir na graduação, enquanto os próprios colegas tem mods de memorização.
Outro ponto que gosto é como o mundo em que as duas vivem parece ao mesmo tempo crível e fantasioso; pois é claro que a possibilidade de mods estéticos na nossa realidade impactaria questões bem complicadas de padrões de estética pautados em racismo, enquanto em "Always Human" brinca com estéticas mais coloridas e inovadoras. Há menções de bases lunares, como o projeto Enceladus em que a Sunati trabalha; o que dá para também estabelecer certos paralelos sobre a navegação espacial e a exploração do desconhecido no relacionamento entre as duas.
É um romance sáfico que eu gostei bastante, tem dramas críveis, sensibilidade e, spoiler, final feliz. Recomendo para qualquer pessoa que aprecie quadrinhos belos e uma história bem narrada. Dá para ler no WebToon, mas tem também para vender na Amazon.

cara, achei a premissa muito legal - me deu vontade de ler pra ver exatamente como esse universo funciona