top of page
Logo do site Leia Quadrinhos, uma HQ aberta em tons terrosos
multidão de artistas LGBTQIAPN+ reunidos no festival do vale

HQs com orgulho: Grupo de estudos de HQs LGBTQIA+

Público·13 membros

Resenha de Always Human

Capa da webtoon "Always Human", de Ari North", novelizada em HQ
Capa da webtoon "Always Human", de Ari North", novelizada em HQ

Li há alguns anos essa webtoon, mas não saiu mais da minha cabeça; ainda mais porque comecei a ler por curiosidade e fiquei pela qualidade estética e enredo. A premissa de "Always Human", de artista queer Ari North, é encaixar um romance entre duas garotas em um mundo em que é possível alterar qualquer aspecto da própria aparência como quem troca de roupa numa loja de shopping; mas uma delas, Austen, é portadora da Síndrome de Egan = uma condição do sistema imunológico que não aceita alterações corporais nessa proporção (os mods), salvo para exigências médicas.

O que começa com uma curiosidade complicada de Sunati por Austen, vendo que a moça que conheceu no metrô não tem mod algum, gradualmente evolui para um entendimento respeitoso e uma relação que amadurece ambas. Em meio a isso, outros personagens brincam com conceitos de gênero e orientações sexuais, por exemplo personagens gênero-fluido e outros assexuais.

Gosto que os conflitos de comunicação entre as duas são mais do que discussões para cavar drama entre pares românticos, já que tocam em assuntos sensíveis e inseguranças. Enquanto Sunati se sente culpada por usar mods durante o relacionamento com Austen, Austen também tem que lidar com inseguranças e suas limitações, como depender apenas do próprio cérebro + estudos para seguir na graduação, enquanto os próprios colegas tem mods de memorização.

Outro ponto que gosto é como o mundo em que as duas vivem parece ao mesmo tempo crível e fantasioso; pois é claro que a possibilidade de mods estéticos na nossa realidade impactaria questões bem complicadas de padrões de estética pautados em racismo, enquanto em "Always Human" brinca com estéticas mais coloridas e inovadoras. Há menções de bases lunares, como o projeto Enceladus em que a Sunati trabalha; o que dá para também estabelecer certos paralelos sobre a navegação espacial e a exploração do desconhecido no relacionamento entre as duas.

É um romance sáfico que eu gostei bastante, tem dramas críveis, sensibilidade e, spoiler, final feliz. Recomendo para qualquer pessoa que aprecie quadrinhos belos e uma história bem narrada. Dá para ler no WebToon, mas tem também para vender na Amazon.

9 visualizações

cara, achei a premissa muito legal - me deu vontade de ler pra ver exatamente como esse universo funciona

bottom of page